15/01/2016 10h35 - Atualizado em 18/02/2016 17h00

A figura tradicional e sinpática do trabalhador hoteleiro possui muitas facetas. Podemos afirmar que um profissional do ramo pode ser hoje um empresário, lançar tendências, pode fazer escola. Para ser um bom profissional, é fundamentalmente necessário gostar da carreira que escolheu, pois o amor à profissão faz com que o trabalhador se esforce a cada dia e se aprimore em todos os sentidos, para que a soma desses esforços resulte num trabalho exemplar e digno do elogio de todos. O bom profissional consegue unir dois pontos distantes, que são a ALTIVEZ nos gestos e a HUMILDADE no trato, ao mesmo tempo se sente realizado no sorriso do cliente, que deixou a casa satisfeito com o ótimo serviço que lhe proporcionaram. Além das qualidades a serem requeridas, como talento, astúcia, educação e cultura geral, também é necessária uma boa apresentação pessoal, o que se manifesta na sua vestimenta e ao servir os clientes. Somos uma classe tão importante como qualquer outra, honesta, digna, lucrativa e especializada. 

É por isso que há regras de “BEM SERVIR”, as quais os profissionais devem obedecer e observar para obterem êxito na sua profissão e devem também atentar a detalhes que muitas vezes são passados por desapercebidos, desde um bom sorriso ou até mesmo um uniforme amassado, o que de certo modo ajudará a ser agradável, dando notoriedade do grau de profissionalismo em relação ao consumidor e chamar a atenção do bom empregador.

Dentro de qualquer empresa, há uma hierarquia que deve ser respeitada e independente da atribuição de cada um, é preciso enxergar o trabalho como uma ação integrada. Só assim será possível garantir a qualidade de atendimento ao cliente. Na empresa você faz parte de um conjunto de trabalhadores especializados que compõe uma equipe onde geralmente o mais auto grau hierárquico é o do gerente da casa.

Num Bar ou Restaurante por exemplo, o salão é dividido em grupos de mesas onde cada grupo constitui uma praça ficando sob a responsabilidade de um garçom. Por motivos éticos, os garçons não devem disputar clientela entre si, pois além de antiético, acaba atrapalhando o andamento da casa, do colega de trabalho e principalmente o seu próprio.

A ética, diga-se de passagem, é bem-vinda em qualquer atividade, por isso a maior recomendação é o bom senso. Saiba o momento certo de falar, esteja sempre atento para a necessidade do consumidor e de sua empresa. O mais importante, conforme já citado, é trabalhar com vontade, mesmo que seja adversa a situação e nada empolgante seu salário. Caso não esteja contente, procure uma negociação com seu patrão para melhorar sua remuneração ou conte com o sindicato para eventuais intermediações em suas negociações com a empresa. 

Regras práticas para se destacar

 

No início do expediente, procure se orientar com o Gerente e ou superior ou ainda com os departamentos específicos as eventuais faltas de produtos que estejam no cardápio. 

Tome conhecimento das reclamações dos clientes sem contestar e transmita imediatamente ao gerente ou responsável.

Ao conversar / atender o cliente não se encoste nas cadeiras ou na mesa, procurando evitar que a conversa se prolongue. 

Ao atender a “mesa” procure saber se há convidados. Caso haja inicie o atendimento por eles, lembrando sempre de iniciar pelas senhoras.

Apresente-se ao cliente com expressão de respeito, mantendo-se na postura correta com simpatia. Sorria e seja atencioso.

Mesmo se tiver intimidade com o cliente, evite piadas ou apelidos, seja de qualquer gênero. Você está lá para atendê-lo ou servi-lo e não em uma apresentação de “STAND UP”.


Café com o Presidente

Olá companheiros! Este é o espaço onde dedico minha palavra a todos colaboradores direta ou indiretamente deste setor hoteleiro de Bauru e região. Acompanhe as novidades conosco!

LEIA MAIS

Contato

Preencha os dados abaixo, em breve entraremos em contato

SEDE BAURU

(14) 3227-1626 | 3214-4153
(14) 99629-4132
Rua Voluntários da Pátria, 2-31 - Bauru-SP


SUBSEDE LINS

(14) 3523-1452
(14) 99742-0267
Rua Floriano Peixoto, 813 - Lins-SP


SUBSEDE LENÇÓIS

(14) 3264-9387 | 3264-8863
Rua Pedro de Natálio Lorenzeti, 106, sala A - Lençóis Paulista-SP


Acompanhe também em nossas Redes Sociais