ULTRATIVIDADE, UM BENEFÍCIO GARANTISTA.
Ultratividade consiste na ação de aplicar uma lei (ou dispositivo de lei) que já foi revogada em casos que ocorreram durante o período em que esta estava vigente.

Após a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) que alterou considerávelmente as regras trabalhistas, esse conceito foi desconstruído e o trabalhador por sua vez prejudicado, visto que ao findar a vigência da Convenção Coletiva de Trabalho, acaba-se também a vigência de todos os direitos já garantidos pelo Sindicato.

Assim, através deste benefício na Convenção Coletiva, todas as cláusulas da Convenção Coletiva ficam GARANTIDAS até a assinatura da próxima convenção e não há risco do trabalhador perder direitos não presumidos na CLT, como por exemplo seguro de vida, cesta básica, PLR - Produtividade e até mesmo os pisos da categoria, visto que o piso mínimo nacional e estadual são consideravelemente inferiores aos conquistados pelo sindicato.

Por isso, aplicando-se o príncipio do "negociado sob o legislado", onde desde que não prejuique o trabalhador, aquilo que se negocia por meio da convenção ou acordo coletivo tem força de lei, predominará esta norma conquistada pelo Sechorbs garantindo todos os direitos aos trabalhadores quando a convenção encerrar sua vigência (31 de Dezembro), até que ocorra uma próxima convenção.

Veja abaixo na íntegra a cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho que trata deste assunto:
CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA – ULTRATIVIDADE

Fica garantido que todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho terão validade até a assinatura da Próxima Convenção Coletiva